- Área: 15700 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Dirk Weiblen
-
Fabricantes: Acor, Flow, HAY, Kohler, Stella Works, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os diferentes eventos e habitantes deste oásis urbano junto com elementos espaciais, criam uma vida transformadora e estimulante para este bairro de fábricas. A medida que Xangai se expande, o distrito de Hongqiao converte-se em um bairro vibrante devido à concentração de estações de metrô e trem, o aeroporto local, o novo centro de convenções e o CDB.
Shui On Land é o cérebro por trás do desenvolvimento de Xintiandi, pois introduziu o centro de uso misto no coração deste novo bairro. O destaque deste complexo é o Centro de Exposições, concebido como um potente ponto artístico e cultural.
O conceito do design interior se inspira na paisagem, tratando de criar um entorno de natureza similar, que proporciona refúgio a um contexto sobrecarregado visualmente na cultura contemporânea.
O centro é percebido como o oásis urbano de cinco pavimentos, sólido como uma rocha, situado no interior da envoltura. Os espaços são esculpidos e os elementos do programa inseridos dentro deles. Os visitantes que chegam desde a estação de metrô caminham por um espaço subterrâneo, com uma cobertura de metal que remete às raízes do bosque.
Um dramático túnel de escadas mecânicas como profundas cavernas, leva até a principal sala de exposições. Um pavilhão flutuante de madeira que paira sobre o átrio de três pisos transformando o espaço em um bosque.
As aberturas entrelaçadas são feitas em arenito sólido e as varandas de madeira de nogal. Cada vez que um visitante é espectador e partícipe de uma atuação no cenário, este se altera serpenteando ao longo de pontes e galerias cavernosas. Acima dos níveis superiores se encontra uma sala de espetáculos com 750 lugares com telas flutuantes.
É possível descobrir encantadores espaços esculpidos em arenito, como o fumódromo, o salão de beleza e o bar, salas de espelho em azulejos negros com banheiros de cor verde, cabines de elevadores em bronze, salas vip com azulejos pintados à mão e uma treliça de ouro com luzes suspensas são alguns elementos que narram a história do Distrito Hongqiao.